Lançado em Novembro de 71, Led IV
tornou-se um dos álbuns mais vendidos da história e tem simplesmente “Stairway to Heaven”, gravação esmerada, de uma
elaboração ímpar e que se consolidou como uma das canções mais executadas do
rock. Ainda sem um título, o disco trás a peculiaridade dos símbolos escolhidos
para representar cada um dos membros do grupo.
Perdoem-me
a pretensão, mas, Led IV é perfeito! Sucesso absoluto, promoveu o Led Zeppelin
a uma condição de quintessência do Rock”n roll. Além de “Stairway to Heaven”
(referência e inspiração para diversos artistas), ouvir obras primas como “Rock
and Roll”, Going to California”, “Black Dog”, “ The battle of evermore” é
experimentar a excelência.
Em
Março de 73 chega o quinto disco e o primeiro com um título, “Houses of the
Holy” trazendo mudanças na musicalidade do grupo, com novas influências como a
do reggae, por exemplo, em D’yer Mak’er, bem como novas técnicas de guitarra ou
mesmo o maior uso do sintetizador por Jones, utilizado na canção “No
Quarter”.
“Houses of the
Holy” marca o fim da relação com a gravadora
Atlantic Records (de 1974 em diante eles tiveram o seu próprio selo, a Swan
Song Records). Para quem se lembra do vinil, era o álbum que apresentou todas
as letras no encarte. Discão? Sim, discão. Mais um ícone do rock. "The
Song Remains the Same" é uma música visceral, som no mais alto estilo.
"Physical Graffiti" é o álbum de
número 6 do Led, em fevereiro de 1975, um álbum duplo. O primeiro produzido
pela Swan Song Records, a gravadora própria. Critica e público colocaram o disco no alto da lista da Billboard.
Tenho uma estima enorme pelo
Physical Graffiti, pois foi notadamente uma produção com uma acuidade musical
requintada, minuciosamente preparado, percebe-se a elegância nos arranjos em
cada canção, até mesmo a sutileza (do que nos anos 80 viria a ser rotulado como
soft rock), em "Down by the Seaside", música que amo. Discaço!
Em Março de 76, o Led apresenta o
7º disco, “Presence”. Um álbum que até hoje é um tanto subestimado, em relação
aos estrondosos sucessos anteriores, porém, possui uma potência sonora
admirável.
Em setembro de 76, é lançada a
trilha sonora ao vivo e original do filme de mesmo nome, “The song remains the
same”, álbum duplo, com um encarte rico em fotos. Vi no cinema a impactante
performance da banda.
“In through
the out door”, de agosto de 1979, é o oitavo disco. O álbum, trouxe 6 capas
diferentes de uma cena no bar fotografada em diferentes ângulos. Destaque para
John Paul Jones nos teclados e sintetizadores. "In the evening",
"All my love" (a composição de Plant foi atribuída como uma homenagem
ao seu filho recém falecido) e a espetacular "Fool in the rain", na
qual sou apaixonado. Disco fantástico.
Em setembro de 1980,
para tristeza de todos nós, John Bonham faleceu. Conta-se que teria ingerido
cerca de quarenta doses de vodca. Depois de um ensaio, já na casa de Jimmy
Page, onde os membros seguiram, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Pela
manhã foi encontrado morto com o diagnóstico que teria se asfixiado no próprio
vômito. Num comunicado, em dezembro 1980, Plant, Page e Jones declararam
que pela harmonia indivisível sentida pelo grupo não havia mais sentido em
prosseguir. Chegava ao fim a maior banda de rock de todos os tempos. Em
Novembro de 82, incorporado na discografia oficial do Led, foi lançado o álbum
“Coda”, uma coletânea reunindo músicas gravadas até o ano de 78.
É possível
que não haja unanimidade, por princípio, ao gigante e, para mim, impecável Led
Zeppelin, embora seja difícil eu aventurar que exista alguma pessoa identificada
com o Rock”n roll que não considere incontestável a proficiência da banda.
Porém, ainda que essa ou aquela predileção por artistas e grupos do gênero,
dimensione o tamanho que esse segmento musical possua, de certo que, só
encontro, no mínimo, reconhecimento pela altíssima qualidade do som do grupo,
sendo que, em verdade, só coleciono opiniões de que Led é Led, a maior banda de
rock de todos os tempos, de um legado irretorquível para todas as gerações e de
presença obrigatória em qualquer audição que seja realizada até mesmo para quem
não queira escutar necessariamente rock.

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